quarta-feira, 20 de novembro de 2013

FIGURA - 120mm - Claus Von Stauffenberg

A figura aqui apresentada foi fabricada pela Scale 120, intitulada Oberst Claus Schenk Graf von Stauffenberg "Valkyrie", representa o famoso Coronel que, junto com outros vários militares alemães que já não suportavam as ordens de Hitler, organizou um atentado a bomba contra o mesmo. A cena mostra o momento em que ele levava, em sua pasta, a bomba para ser detonada no bunker do ditador.
 
 
O grupo conspirador tinha em mente levar duas pastas com explosivos a uma reunião militar onde Hitler estaria presente. Todo projeto foi coordenado com ajuda de cúmplices que aguardariam Stauffenberg colocar os dispositivos próximos a Hitler. Antes da explosão, ele forjaria uma saída inesperada da sala, alegando querer dar um telefonema.

 
Stauffenberg foi um dos principais articuladores deste malsucedido atentado que tentou remover o líder nazista do poder. A tentativa de matar Hitler aconteceu em seu quartel-general, conhecido como a "Toca do Lobo" (em alemão, "Wolfsschanze") situado nas proximidades de Rastenburg.

 
A figura é muito bem feita em resina, com poucas peças mas não possui grandes detalhes. Você pode montá-la com a opção da mão (prótese) que Stauffenberg usava ou não. Preferi coloca-la como aparece no trabalho estrelado por Tom Cruise (Operação Valquíria). Mas a figura é simples de montar, com bons encaixes e sem a necessidade de passar massa nos encaixes.

 
A figura retrata o conhecido tapa olho, resultado de ferimentos sofridos pelo militar, em um ataque aéreo quando servia no Afrika Korps. Na ocasião ele também perdeu dois dedos da mão esquerda, a mão direita e teve graves ferimentos no joelho.
 
 
A pintura, acabamento e feitos foram feitos com tintas Vallejo. A base é de madeira pintada e a placa de aço escovado, indica o dia do atentado fracassado, 20 de junho de 1944.


 Este mal sucedido atentado custou a vida do Coronel von Stauffenberg e de outros conspiradores.
 
Jorge
 
 

 


2 comentários: