quarta-feira, 25 de março de 2015

Busto 1/10 - U-Boat Commander WWII - Young Miniatures


A figura em questão é fabricada pela Young Miniatures, com um altíssimo grau de detalhamento, especialmente no rosto, retratando um comandante de submarino alemão durante a Segunda Guerra.

 
Pela insígnia de um peixe espada, colocada no quepe da figura, deduzi que ele fazia parte da tripulação do Submarino U-450 que trazia em sua torre a mesma ilustração.
 
 
O U-450 foi comandado pelo capitão Kurt Böhme. Presumi, então, que essa figura retrata mesmo o capitão em questão.

 
 
 O submarino U-450 foi lançado em Julho de 1942 e comissionado no mês seguinte. Durante o conflito, o submarino não conseguiu afundar nenhum navio aliado.
 
  

Em março de 1944, sob um forte ataque pelos destróieres HMS Blankney, HMS Blencathra, HMS Brecon, HMS Exmoor e USS Madison, o U-450 foi afundado. Felizmente, todos os seus 42 tripulantes, incluindo o capitão Kurt Böhme foram resgatados e se transformaram em prisioneiros de guerra.
 
 
 A figura tem apenas 5 partes para serem unidas, com um bom encaixe.
 


 O resultado final, com a pintura e efeitos das tintas Vallejo dão um alto grau de realismo à mesma. A figura também vem com uma insígnia dos submarinistas alemães.

 
Jorge Luiz

quarta-feira, 18 de março de 2015

Busto 1/10 - RAF Bomber Command WWII - Young Miniatures

O Comando de Bombardeiros da RAF foi o responsável por controlar as forças de bombardeiros da RAF (Real Força Aérea), de 1936 a 1968. O Comando de Bombardeiros atingiu o auge de seu poder militar no período pós-guerra, na década de 1960, quando mantinha os bombardeiros V para a dissuasão nuclear e uma força suplementar de Canberra (bombardeiros leves).
 

 
Na época da formação do Comando de Bombardeiros em 1936, o slogan adotado pelo esquadrão era "the bomber will always get through", que pode ser traduzido como "o bombardeiro sempre passará através".
Até a chegada dos avanços na tecnologia de radar, obtidos no final da década de 1930, esta declaração foi realmente uma verdade. Até então, os bombardeiros de ataque não
podiam ser detectados em tempo suficiente para montar defesas rápidas o suficiente para impedi-los de atingir seus objetivos.



O Comando de Bombardeiros da RAF ingressou na ação durante a Batalha da Grã-Bretanha, sendo designado para bombardear as barcaças da invasão da Inglaterra (Operação Leão Marinho) e frotas de montagem, nos portos do Canal da Mancha. Este foi um trabalho que quase não teve publicidade diante das batalhas entre Spitfires e Hurricanes contra os Messerschmitts 109 e 110, mas era um trabalho vital e perigoso. De julho até o final do ano de 1940, o Comando de Bombardeiros perdeu quase 330 aeronaves e mais de 1.400 pilotos, mortos, desaparecidos ou capturados.


A figura aqui exposta é da Young Miniatures, com uma boa escultura, apresentando detalhes diversos, especialmente quanto ao equipamento do piloto aqui representado (colete salva vidas, máscara de oxigênio, fones de comunicação, óculos etc).


Encaixes bem feitos praticamente elimaram a necessidade de preencher vãos e frestas com putty. Coincidentemente ou não, a figura lembra muito a imagem do ator Clark Gable, que serviu como voluntário na Europa durante a Segunda Guerra Mundial. Hitler tinha Gable como seu ator preferido, e durante a Guerra, ao saber de sua presença no front, ofereceu uma recompensa para a sua captura.


Após seu retorno aos EUA, recebeu a Cruz de Distinção em Voo, e a Medalha do Ar, por "feitos excepcionalmente meritórios em cinco diferentes missões de combate em bombardeiros". Em 1944, foi promovido a major e desmobilizado.

 
A pintura e todos os efeitos da figura foram feitos com tintas Vallejo.

Jorge Luiz




 

sábado, 14 de março de 2015

Figura 1/16 - WWII US Paratrooper 82nd - Alpine

A invasão da Europa começou nos primeiros minutos do dia 6, com a aterrissagem dos pára-quedistas e planadores da 6ª Divisão Aérea Britânica, a Oeste do Rio Orne.

 
Este grupo se responsabilizaria pela proteção do flanco esquerdo das praias que seriam invadidas pelas cinco divisões aliadas; já o flanco direito ficaria sob a responsabilidade da 82ª e da 101ª Divisões Aéreas Americanas, que pousaram entre Ste. Mère Eglise - a primeira cidade na França a ser libertada - e Carentan.

 
No total, as três divisões compreendiam 23.400 homens, que sofreram com fortes ventos na região. Muitos deles foram parar no interior francês, e seus comandantes tiveram extrema dificuldade em reuni-los para atacar os alvos pré-estabelecidos.

 
Os poucos que conseguiam se agrupar, entretanto, investiam com fúria contra os inimigos. Ironicamente, a dispersão confundiu a resistência germânica, para quem os pára-quedistas aliados haviam se espalhado por toda a Normandia; sem captar um padrão de movimento, os alemães não sabiam como responder aos ataques.
 
A figura da Alpine representa um infante típico da 82a

Divisão. A figura possui uma média de 15 peças separadas, com duas cabeças para que se possa escolher entre o infante com capacete ou sem. O problema de figuras que já vem com o capacete na cabeça é a dificuldade para pintar o rosto com todos os efeitos necessários.



Optei pelo rosto sem capacete para fugir um pouco do padrão tradicional de figura com o equipamento completo de combate. Para dar um toque mais dramático, coloquei sob ele uma bandeira nazista rasgada e suja.

A pintura e efeitos foram feitos com tintas Vallejo.

Jorge

Busto 1/10 - Joachim Peiper - Life Miniatures

Esta figura da Life Miniatures é muito simples de montar. Conta com apenas cinco partes, de encaixe perfeito e retratam o comandante Joachim Peiper, que pertenceu à tropa especial Waffen SS. Recrutado em 1935, se tornou o mais jovem coronel do regimento na Waffen-SS,com apenas 29 anos.

 
Peiper se tornou famoso após os combates na frente oriental aonde ganhou a admiração de Hitler como comandante panzer, em dezembro de 1944 participou da ultima ofensiva da Wermarcht no comando do Kampfgruppe Peiper.


Ele encabeçou o ataque do 6º Exercito Panzer SS,. Porém, devido a problemas como a falta de combustivel e das dificuldades apresentadas pelo terreno das Ardenas a ofensiva foi detida e Peiper e todo o 6º Exercito tiveram de recuar.

 
Durante a ofensiva ocorreu aquele que ficou conhecido como o massacre de Malmedy que na verdade teria sido causado por aviadores norte-americanos que teriam bombardeado por engano as tropas americanas capturas por Peiper, durante o bombardeio alguns prisioneiros tentaram fugir e foram metralhados pelos jovens e nervosos soldados alemães, Peiper nunca ordenou o massacre porem a midia e a opinião pública o jugaram precipitadamente e ele quase foi executado.

 
Entrou em julgamento, onde foi condenado a forca. Mas os protestos que acusavam os investigadores de espancar e retirar afirmações falsas impediu que Peiper e outros relacionados ao massacre fossem executados.

 
Tanto a pintura como os efeitos foram feitos com tintas Vallejo.

Jorge Luiz



 

Busto 1/10 - Standartenführer Otto Kumm

 
A figura da Pegaso Models parece reproduzir o Comandante (Standartenführer) da Divisão Prinz Eugen e, posteriormente, comandante da Divisão Leibestandarte SS Adolf Hitler, até o final da guerra.

 
A figura, com apenas 5 peças, é muito bem detalhada e oferece um acabamento impecável em termos de detalhes.

 
Embora a figura não tenha recebido o nome de Otto Kumm, a semelhança com fotos da época desse comandante é muito grande. A 1ª Divisão SS Leibstandarte SS Adolf Hitler foi uma unidade de elite das Waffen SS, tropas de combate da Waffen-SS, que estiveram presentes em praticamente todas as batalhas de todas as frentes de combate na Europa durante a Segunda Guerra Mundial.

 
Otto Kumm foi comandante dessa unidade entre 6 de fevereiro de 1945 e 8 de maio de 1945, quando a Alemanha finalmente se rendeu.

Nos estertores da guerra, em março de 1945, após uma derrota em combates em torno do lago Balaton, na Hungria, em que foi semidestruída, a Divisão foi acusada de covarde por seu criador Adolf Hitler e instada a retirar as braçadeiras com o nome do Führer nelas. Revoltados pela acusação, a unidade devolveu a ele todas as suas condecorações dentro de penicos, junto com o braço de um dos soldados mortos na ação, portando a braçadeira. A Leibstandarte foi, então, transferida para a retaguarda, onde rendeu-se aos britânicos na Áustria em maio de 1945.

 
A pintura da figura foi realizada única e exclusivamente com tintas Vallejo. Os efeitos também foram produzidos com o mesmo material.

Jorge Luiz