quarta-feira, 28 de agosto de 2013

MILITARIA - "BT-7" 1/35 Modulação de cor - parte 1

Já faz algum tempo que tenho utilizado a técnica da modulação de cor de modo a proporcionar ao modelo uma maior tridimensionalidade por meio da variação da tonalidade das cores. Acredito que essa técnica, apesar de não ser realista, agrega valor artístico ao modelo e torna sua estética mais sofisticada. A modulação consiste em fazer várias camadas cada vez mais claras, de maneira a simular a incidência da luz zenital. De fato, a modulação é uma técnica trabalhosa, mas recompensadora. Espero por meio desse breve tutorial tornar a técnica mais acessível e estimular os amantes do hobby a testarem em seus modelos.























Para o tutorial utilizarei o set de modulação Russian Green da AK Interactive . Esse set é composto por 6 frascos com a gradação de cores necessária para fazer veículos soviéticos do período da Segunda Guerra. Os potes se assemelham aos da Vallejo Model Air, mas achei o odor um pouco mais forte e sua utilização no aerógrafo também é mais fácil, sendo que usei elas direto no aerógrafo sem a necessidade de diluente.O modelo escolhido foi um BT-7 por ser um veículo de formas mais planas, o que facilita a execução da técnica.  



















Primeiramente apliquei uma camada geral com a tinta Shadow.





















Em seguida, apliquei uma camada fina da cor Dark Green.





















Depois da aplicação das cores escuras utilizei a cor Base em apenas algumas regiões do modelo.  





















Mais uma camada só que em uma região menor com a tinta Light Base.




















Por último, apliquei uma camada da cor High Light. Com isso, finalizei as camadas aplicadas com o aerógrafo. Próximo post, pintura dos detalhes, wash e desgastes.

Will Panzer